1 de maio de 2008

A minha 2ª crónica - Jorge de Castro

A Minha Crónica- Grupo Desportivo Montargilense (Veteranos)

De: Jorge Castro

01/05/2008

Conforme prometido aquí estou, de novo, a dar conta das actividades desse grupo de “jovens”que teima em representar condignamente as cores e tradições do Grupo Desportivo Montargilense bem como elevar e honrar cada vez mais alto o bom nome da nossa terra, das nossas gentes e da nossa cultura colectiva, prolongando e fazendo cumprir, sempre, a honra e o orgulho de SER Montargilense!...
Nova jornada de alegria, lindo convívio e franca camaradagem voltou a acontecer e teve lugar no pretérito dia 25 de Abril.
Dia memorável da nossa história. Dia da liberdade, da revolução dos cravos, da afirmação do Povo Lusitano em continuar a escrever com glória a sua história; mas dia também do reconhecimento das diferenças, do respeito pelos direitos e deveres perante a sociedade em geral e de cada um em particular. Dia enfim da amizade e da comemoração da vivência em sociedade. Foi exactamente o que voltou a acontecer.
Coube-nos, desta vez, retribuir a magnífica recepção que nos foi proporcionada em Tremez e que oportunamente aquí descrevemos.
Com todas as condições que nos foram postas à disposição, desde logo assumimos que tudo iria ser feito para retribuirmos de igual modo. Para tal foram encetados contactos em Santa Justa, na expectativa do jogo poder ser disputado em relvado. Infelizmente e não obstante todo o empenho, tal não era possível devido à incomportável verba exigida pela administração do complexo.
Apontou-se então noutra direcção dirigindo os contactos à Câmara Municipal de Ponte de Sor.
A disponibilidade foi imediata por parte de todos os agentes envolvidos e após a congregação de todos os esforços foram-nos franqueadas as magnificas instalações do campo sintético ali implantado. Foi assim possível proporcionar a todos as condições desejáveis para que cada um dos cerca de quarenta (?) elementos ali presentes pudesse evoluir e demonstrar que para muitos a idade não faz esquecer, antes pelo contrário, nalguns casos até refinou as capacidades técnicas não só porque, quem sabe nunca esquece, mas e sem dúvida muito por culpa do piso bem diferente daqueles que lhes eram disponibilizados “no seu tempo”.
A aliar-se a esta festa raiou um sol esplendoroso, como que a beijar os lindos rostos femininos que acompanhavam os seus familiares de Tremez, bem como a algumas das mais belas rosas do jardim Montargilense e que também elas quiseram com a sua beleza e o seu apoio tornar este convívio ainda mais belo, solidário e inesquecível.
O primeiro compromisso estava alcançado faltava ainda aquele que, quanto a nós seria o de maior facilidade de concretização, já que seria, tão sómente, levar à prática o que Montargil sabe fazer melhor: RECEBER!
Foi então escolhido um restaurante na nossa terra, não poderia ser de outro modo tanto mais que – infelizmente não dispomos de qualquer espaço (sede) próprio – e ali tornar um simples almoço em mais uma jornada de agradável cavaqueira e franco convívio entre todos os intervenientes inclusivé do pequeno punhado que desempenha as funções de direcção e a quem se deve grande parte da existência e do sucesso deste grupo de AMIGOS! Transformando um simples convívio, num ENORME HINO Á AMIZADE!
Cabe-me aquí fazer referência a alguém, até porque não estamos habituados a tanta simpatia e disponibilidade no apoio a uma causa nossa, que logo na primeira abordagem não só nos entusiasmou a avançar para solicitar o sintético Municipal, como nos apoiou sempre, estando presente durante o encontro em Ponte de Sor, como teve ainda tempo e vontade de se deslocar a Montargil, e nos honrar com a sua presença e sentar-se à nossa mesa.
Falo do Sr. Luis Larangeira, que para além de vereador para o desporto da Câmara Municipal tem, desde sempre e ainda no nosso tempo de jovens estudantes, dedicado um carinho muito especial a Montargil, que lhe retribuimos inteiramente com todo o gosto.
Teve então a gentileza de proferir algumas palavras elogiosas e amigas pela iniciativa, bem como se fez acompanhar de algumas lembranças da Câmara que aliadas a outras da nossa Junta de Freguesia contemplaram todos os intervenientes e que contribuiram para estreitar, ainda mais, os laços de amizade com estas gentes que há dois meses nem sequer sabiamos que existiam!...
Esta é a prova provada de que, como alguém dizia, sempre que o homem quer o mundo pula e avança e todos, com pequenos gestos,o podemos modificar, melhorar e sair dele vencedores!
E quem foram estes vencedores?
O resultado do jogo, mais uma vez, foi o menos importante, tanto que já o esquecemos, mas para a posteridade e para que conste aquí ficam os nomes dos intervenientes, bem como a promessa de que aquí voltaremos sempre que se justifique e enquanto acharem que, com toda a nossa modéstia, podemos contribuir para honrar e engrandecer o nome da nossa terra e transmitir o enorme orgulho de SER E SENTIR~SE MONTARGILENSE!!!....

José João; Joaquim Manuel; João Carlos; Luis Barreto; José Paulo; Luis Fagundes; Pedro Castro; Octávio Oliveira; Jorge Castro; Manuel Godinho; Paulo “Caroço”; Manuel “Baléu”; Alexandre; António Manuel (delegado técnico); Manuel Jorge; António Jordão; Victor José; José Artur; José Rodrigues; Helder;

P.S.- Cumpre-nos ainda referir e cumprimentar a entrada como técnico do sempre amigo e competente Xico “Guela”, que logo na sua estreia conduziu exemplarmente a utilização de todos os atletas à sua disposição, merecendo o apoio e o reconhecimento de todos de um excelente trabalho. Benvindo Xico!!!...

Sem comentários: