25 de setembro de 2008

TÉNIS - REGULAMENTO ESPECÍFICO

Regulamento Específico

Este 1º Open de Montargil nasceu através de uma parceria entre a Associação Nova Cultura de Montargil e o Grupo Desportivo Montargilense e pretende fazer renascer a prática do Ténis dentro da nossa comunidade e não só.


Denominação da Prova: 1º Open de Montargil.

Data e Hora de Inicio da Prova: Domingo, dia 28 de Setembro de 2008 às 10 horas

Local da Prova: Campo de Ténis do Parque de Campismo da ORBITUR em Montargil, Estrada Nacional nº 2- Montargil

Superfície de Jogo: Piso de Betão

Contactos da Organização:
Grupo Desportivo Montargilense:
José Manuel R. Fouto - Telem.918762118
E_mail: GdMontargilense@Gmail.com www.GDMontargilense.blogspot.com
Associação Nova Cultura de Montargil:
Rui Manuel Silva Carapinha – Telem.919565050
E_mail: Genedestro@Gmail.com www.Montargil.com

Escalões da Prova: Este torneio vai ser disputado num único escalão.

Sistema de Disputa dos Encontros: Os encontros serão disputados por eliminação directa à melhor de 3 sets c/ Tie-Break.


Código de Conduta

Geral: Cada jogador deverá comportar-se de uma forma correcta perante todos os intervenientes no evento.

Abandono do Campo: Um jogador não pode abandonar o campo durante um encontro (incluindo o aquecimento) sem permissão do Árbitro ou do Juiz Árbitro.
1. Em competição feminina, as jogadoras poderão ir ao W.C. uma vez por partida.
2. Em competição masculina, os jogadores poderão ir ao W.C. uma vez num encontro de três partidas e duas num de cinco partidas.

Melhores Esforços : Um jogador deve esforçar-se para vencer o encontro.

Abandono do Campo ou durante a Competição : Um jogador deve acabar o encontro que está a disputar e a competição para a qual está inscrito, excepto em casos que não o possa fazer com causas justificadas

Atrasos Injustificados : Os jogadores devem começar a jogar logo a seguir à ordem do Árbitro, depois do tempo de aquecimento. O jogo deve ser contínuo e o jogador não deve atrasar a encontro deliberadamente por nenhuma causa, incluindo a perda natural de condição física. Os lapsos de tempo autorizados são os seguintes :
Um máximo de 20 segundos entre os pontos (desde o momento em que finaliza um ponto até ao momento em que se inicia o serviço do ponto seguinte).
Um máximo de 90 segundos nas mudanças de lado (desde o momento em que finaliza o jogo até ao momento em que se inicia o primeiro serviço do jogo seguinte).
O segundo serviço deve ser efectuado sem atrasos.
O recebedor deve preparar-se a um ritmo razoável, semelhante ao do servidor e deve estar preparado para receber quando o servidor estiver preparado para servir. A primeira infracção desta regra será penalizada com uma advertência e cada uma das infracções seguintes será penalizada com um ponto (Infracção de Tempo). No entanto, quando as infracções desta regra sejam resultado da perda natural de condição física, lesão, ou renúncia a jogar logo após a ordem do Árbitro, as penalizações serão atribuídas em conformidade com o Sistema de Penalização do Código de Conduta.

Pontualidade : O jogador deve estar no campo, preparado para jogar, antes de concluídos 10 minutos, após a chamada do encontro. Uma vez concluídos 15 minutos a partir da hora afixada para esse encontro, o jogador será desclassificado por FC (perda do encontro por falta de comparência), salvo causa de força maior e devidamente justificada ao Juiz Árbitro.
Será da competência do Juiz Árbitro a atribuição da falta de comparência.


Obscenidade Audível : Não é permitido ao jogador o uso de palavras conhecidas e entendidas como obscenas, ditas suficientemente alto para serem ouvidas pelos Juízes e público.

COACHING (Instruções) : Não é permitido ao jogador estabelecer qualquer tipo de comunicação ou conselhos por qualquer meio e com qualquer pessoa do público durante o encontro.

Obscenidade Visível : Não é permitido ao jogador fazer sinais, gestos ou movimentos conhecidos e entendidos como obscenos ou desagradáveis.

Abuso de Bolas : Não é permitido ao jogador lançar ou bater furiosa, violenta ou perigosamente, uma bola para fora ou mesmo dentro do campo, de forma intencional.

Abuso de Raquetas ou Equipamento : Não é permitido ao jogador lançar, golpear ou partir a raqueta ou outra parte do seu equipamento, de forma intencional, assim como o equipamento, do seu adversário ou o próprio campo.

Abuso Verbal : Não é permitido ao jogador proferir insultos dirigidos aos Juízes, adversário, público, ou a si mesmo.

Abuso Físico : Não é permitido ao jogador cometer agressões (contacto físico não autorizado) dirigidas aos Juízes, adversário, público ou outros.

Conduta Antidesportiva : Não é permitido ao jogador assumir atitudes que constituam um claro atentado ao espírito desportivo.

Aplicação do Sistema de Penalização : O Sistema de Penalização deve ser aplicado pelo Árbitro. O procedimento é o seguinte :
1ª infracção: ................... advertência
2ª infracção: ................... perda de um ponto
3ª infracção: ................... desclassificação, perda do encontro.

As regras do jogo são as utilizadas pela F.P.T.

A Organização não se responsabiliza por qualquer ocorrência que possa surgir exterior ao Torneio.

Sem comentários: