17 de março de 2008

A minha 1ª crónica - Jorge de Castro

A minha crónica - Clube de Futebol Montargilense (Veteranos)

De: Jorge Castro – 15/03/2008

Estão de volta alguns dos antigos atletas que na sua época escreveram páginas de glória intituladas « Grupo Desportivo Montargilense ».

Verdade!... Quem disse que Montargil é uma freguesia menor, sem chama, sem recursos humanos, sem identidade?!...

A resposta aí está!... Um grupo daqueles que, independentemente da idade, teima em afirmar que o que conta é saber estar; é a afirmação de querer viver em sociedade; é elevar o nome da sua terra e dizer que ser ou estar são tempos do mesmo verbo, “ presente”.

Vem isto a propósito de fazermos um pouco de história; afirmamos que só tem futuro quem recorda e honra o seu passado. Nunca estivemos contra ninguém; antes vivemos com! Fomos concelho, somos freguesia e seremos sempre!... orgulhosamente Montargil!...

Já fomos Campeões Distritais de Futebol invictos!!! Estivemos numa final do Campeonato Nacional da extinta FNAT (Federação Nacional Trabalhadores), no Estádio 1º de Maio em Lisboa, palco maior do desporto amador nos anos 60/70; Fomos Campeões Distritais de andebol de 7 e de 11; Fomos Campeões Distritais de Voleibol e registamos ainda alguns Campeões Distritais de Atletismo em diversas disciplinas e vários escalões etários.

Somos enfim, sem as menores condições logisticas de apoio, pois nem sequer dispomos de um gimnodesportivo, nem... pasmem, meus senhores!... de um campo de futebol, não obstante esteja uma equipe a representar-nos na disputa do Distrital da Associação de Portalegre da primeira divisão de futebol sénior!!!
sendo obrigado a socorrer-se de um campo na Farinha Branca, a 7 Km de distância, com todos os inconvenientes daí resultantes. Uma terra de gente ecléctica, como dizia o grande amigo de Montargil, saudoso Dr.Diogo, delegado da FNAT para o Distrito de Portalegre, nos anos sessenta.

Pois é verdade; não obstante não dispormos da menor condição para aprática desportiva há mais de dez anos (as entidades locais saberão porquê!), a não ser as ruas da nossa Vila Bela e as inegualàveis águas da mais bela albufeira da Europa. Não querendo imiscuir-nos em politiquices, (já não acreditamos neles) cumpre-nos, como Montargilenses dos quatro costados, perguntar, PORQU~E?!!!... continuamos a praticar várias modalidades (Futebol Sénior e Veteranos; Ping-Pong; Tiro ao Alvo; Pesca desportiva; Cicloturismo; etc. e quantas mais seriam se tivessemos as condições desejáveis, bem como a honrar, os “ priviligiados” que nos antecederam; pois até esses há cinquenta anos já dispunham de campo de jogos próprio, certos de que não nos vencerão pelo cansaço.

Tudo isto vem a propósito, do facto desta semana termos tido o privilégio de visitar uma aldeia do distrito de Santarém, chamada TREMEZ. Pois bem, deslocamo-nos ali com a nossa equipe de futebol de 11 de Veteranos, apoiada na boa camaradagem dos seus atletas e na nossa junta de freguesia. Qual o nosso espanto ao sermos confrontados com um gimnodesportivo de excelentes condições, implantado numa freguesia de (Romeira) com cerca de 600 (seiscentos) habitantes!!! Para além destas condições excepcionais, presentearam-nos ainda com um excelente campo sintético de futebol, onde até um cocho, seria uma estrela!

Pois é verdade, fazendo juz ao nome do Grupo Desportivo Montargilense, aquí está um grupo de mais ou menos vinte e cinco atletas dos 30 (trinta) aos 60 (sessenta) anos, disposto a manter e a prolongar o estatuto de terra de eleição para o desporto. Reivindicamos apenas que seja cumprida a promessa feita pelo Sr.Dr.António Guterres – poderia ter sido outro qualquer – ao tempo 1º Ministro deste País, que assumiu, sob compromisso de honra e perante a população de num prazo de três meses estaria à disposição dos Montargilenses um campo de futebol como moeda de troca pela cedência daqueles terrenos do Campo Dnª Berta Courinha, também conhecido por S. Siro, numa alusão ao estádio do Inter de Milão, tal a dificuldade que qualquer equipe sentia ao deslocar-se aquí, onde iria – em boa hora – ser implantada a escola C+S de Montargil, de modo a que fosse possível dar continuidade aos atletas de eleição que ali evoluiram e permanecerão, para sempre, na nossa memória, tais como, entre outros: José Alberto Cardoso, Manuel Moreira Batista, Marcolino, Joaquim Correia, António Augusto, António e José Varandas, Narciso, Joel, José Pedro, Guimarães, Carlos, Lecha, Inácio, Rosita, João Maurício, José Eduardo, Victor Pimenta, João Maria Lopes, João Manuel Lopes, João Catela, Romão, Luis “zabumba”, Tavares, Manuel Jorge, Chico Varela, José Artur, Curtos, Victor Hugo, Paulinho, Júnior, Jorge Courinha, José Paulo, João Filipe, José Vicente, Angelo, Nuno, etc. etc. (tantos outros), que futebolistas!... que senhores!... que Montargilenses!...

Para concluir resta-me dirigir às gentes de Tramez um reconhecido muito e muito obrigado, pelo lauto almoço (parabéns ao cozinheiro), pela excelente recepção e pela magnífica jornada de desporto e franca camaradagem que nos proporcionaram.

Ah! É verdade, o resultado da 1º e 2º parte do embate Tramez – Montargil, não chegou ao nosso conhecimento, embora tenhamos feito parte da comitiva que ali se deslocou, mas o resultado da terceira parte esse permanecerá, para sempre, no nosso coração: 10 a 10 e o desejo sincero de que possamos repetir este mesmo resultado no dia 25 de Abril, quando nos derem a honra de vos receber.

Para que conste, alinharam pelo Grupo Desportivo Montargilense (Veteranos)

José João; Joaquim Manuel; João Carlos; Luis Barreto; José Paulo; Luís Fagundes; Pedro Castro; Octávio; Jorge Castro; Manuel Godinho; Paulo “Caroço”; Manuel Baléu; Alexandre e António Manuel (delegado técnico).

OBRIGADO TREMEZ !!!... Viva a Amizade! Viva o Desporto Amador! Viva Montargil !...


Resultado: TREMEZ – 1 MONTARGILENSE – 3


Marcadores : Jorge Castro; Octávio Oliveira; José Paulo

Sem comentários: