8 de janeiro de 2009

Futebol Infantil- Escolas - Um Projecto de Futuro (cont.)

Cá estou de novo para vos dar mais informações, que acho pertinentes.

Para que os jovens possam ter exito no futuro, é fundamental que a sua formação se inicie pela base, devendo os alunos passar por um processo de formação coerente, com uma progressão da aprendizagern distribuida por etapas, com objectivos, estratégicos e conteudos adequados ás diferentes fases de desenvolvimento, que são as seguintes:
(Referência Escola BRAGAFUT).
Etapas:
1ª etapa - Relação do jogador com a bola
2ª etapa - Relação do jogador com a bola e com a baliza
3ª etapa - Relação do jogador com a bola, com a baliza e com o adversário
4ª etapa - Relação do jogador com a bola, com a baliza, com o cornpanheiro e o
adversário
5ª etapa - Relação do jogador com a bola, com a baliza, com os cornpanheiros e com os
adversários
6ª etapa - Relação do jogador com a bola, com a baliza, com os adversários e com a equipa
Acções táctico-técnicas desenvolvidas.

A formação de jovens futebolistas é uma actividade pedagógica que exige dos educadores uma qualificação adequada e um elevado sentido de responsabilidade com os praticantes de futebol, devendo ser visado o desenvolvimento das capacidades específicas (fisicas, táctico-técnicas e psíquicas ) do futebol, bem como a criação de habitos desportivos e a aquisição de um conjunto de valores como a responsabilidade e a cooperação.

O G.D. Montargilense tem que ter sempre um educador/treinador que não seja um ex-praticante ou praticante em final de carreira, que sem formação específica, é convidado para treinar os jovens, limitando-se a aplicar a sua experiência de antigo jogador. Na minha perspectiva, o educador/treinador deverá reunir um conjunto de competências nos dominios do saber, saber fazer e saber fazer com que os outros façam.
Os objectivos específicos dos educadores/treinadores do G.D.Montargilense têm que ser na minha opinião sempre:
• Conhecer bem os jovens que treina, bem como as caracteristicas das suas diferentes fases de desenvolvimento.
• Contribuir para o desenvolvimento das capacidades específicas (fisicas, táctico— técnicas e psíquicas ) do futebol, de acordo com as capacidades e as necessidades dos jovens.
• Contribuir para uma formação geral e integral do cidadão comum.
• Promover o gosto e o hábito pela prática desportiva, proporcionando prazer e alegria nos jovens praticantes.
• Dirigir as expectativas dos jovens e dos seus familiares de uma forma real.
• Dirigir as suas acções, valorizando fundamentalmente o esforço e o progresso na aprendizagem, colocando em primeiro lugar os interesses dos jovens e só depois as vitórias da equipa.

De referir que em todas as nossas actividades è cultivada a personalidade e carácter dos alunos, disciplinando os jovens na aplicacão dos conhecimentos adquiridos com precisão e rigor.
Bom por hoje me despeço até outro dia .


Zé Tomar

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